Espero que você esteja gostando do nosso site. Se você quiser, conheça as psicólogas que atendem na Vila Olímpia presencialmente e também online por videochamada. Autor: Andreia Crocco Santos - Psicólogo CRP 06/146707
A terapia online, também conhecida como teleterapia, cresceu em popularidade nos últimos anos. O seu principal objetivo é semelhante ao da terapia presencial: providenciar serviços de saúde mental e apoio psicológico através da internet.
Embora ainda seja visto com receio, cada vez mais pessoas têm se permitido experimentar os benefícios do atendimento psicológico online.
Mesmo quem tem pouca afinidade com a tecnologia pode acabar se afeiçoando por essa modalidade. Já para outras pessoas, não há nada capaz de substituir o conforto e a familiaridade da terapia presencial. No fim do dia, a escolha do formato da terapia depende muito da preferência e as necessidades de cada indivíduo.
Para ajudá-lo a decidir se a terapia online é para você, abordaremos as suas particularidades neste post.
O que é terapia online?
Terapia online é uma forma de atendimento psicológico feito à distância através de aparelhos eletrônicos, como celular, notebook e computador, e da conexão à internet.
Essa modalidade de atendimento foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em novembro de 2018. A medida autoriza psicólogos a usarem plataformas virtuais para atender os seus pacientes. Sendo assim, a única diferença entre a terapia online a terapia presencial é o formato.
As videochamadas podem ser realizadas em uma plataforma própria de terapia online ou em programas específicos, como o Google Meet, Zoom ou Skype. Esses programas costumam ser intuitivos para que muitas pessoas consigam usá-los.
Por ser à distância e online, algumas pessoas podem hesitar em utilizar esse serviço. No entanto, os psicólogos conduzem as consultas virtuais da mesma maneira que as presenciais. O aproveitamento não difere para os pacientes.
O que costuma influenciar a decisão das pessoas é a falta de afinidade com os aparelhos eletrônicos e o mundo virtual. Enquanto uns preferem conversar pessoalmente com o psicólogo, outros apreciam a praticidade proporcionada pela terapia online.
Como funciona a terapia online?
As consultas online são feitas via videochamada no horário e no dia previamente agendados pelo paciente. Elas têm duração de 45 a 60 minutos. Durante a sessão, o paciente compartilha as suas queixas, preocupações e receios com o psicólogo e recebe orientações pertinentes para ajudá-lo a superar os seus desafios.
Em outras palavras, o roteiro é o mesmo da terapia presencial.
Para aproveitar o atendimento, é recomendado escolher um ambiente confortável e silencioso, bem como ter uma garrafa d’água, lenços de papel ou outros materiais necessários para o tipo de terapia por perto. Se você mora com outras pessoas, deixe-as avisadas sobre o horário da consulta para prevenir interrupções.
Veja a terapia online como qualquer outro compromisso. Ou seja, selecione um dia e um horário em que você não terá grandes preocupações antes ou logo depois da consulta.
Alguns psicólogos têm horários diferenciados para atender pacientes, como após às 18 horas ou bem cedo de manhã. Se esses horários forem mais convenientes para você, procure considerá-los.
O que pode ser abordado na terapia online?
A pergunta “sobre o que eu posso falar?” é muito comum entre pessoas que nunca fizeram terapia. A resposta é bem simples: você pode falar sobre tudo o que quiser. A terapia é o espaço mais seguro e confiável para expressar angústias, medos e inquietações que roubam o sossego.
Essa afirmação, contudo, pode soar muito abrangente. Confira em seguida alguns dos tópicos que costumam ser abordados na terapia online:
- Divórcio;
- Baixa autoestima;
- Ansiedade;
- Conflitos familiares;
- Distúrbios alimentares;
- Dúvidas sobre a carreira;
- Vícios;
- Depressão;
- Estresse;
- Relacionamento; e
- Dificuldade para gerenciar emoções, como raiva, frustração e desânimo.
Antes de começar a terapia, você pode refletir sobre os fatores que interferem no seu bem-estar emocional e físico. Pergunte-se o que está faltando em sua vida para você ser feliz, quais assuntos lhe causam dúvidas, quais pessoas despertam sentimentos indecifráveis e quais situações são desafiadoras para você.
Além de descobrir os tópicos que você quer abordar na terapia online, você obterá uma direção para iniciar a busca pelo profissional mais adequado para atender as suas necessidades.
Quais são os benefícios da terapia online?
Tanto a terapia online quanto a terapia presencial possuem benefícios. O aproveitamento de cada um deles depende do perfil do paciente. Para fins de esclarecimento, reunimos algumas vantagens que podem ser aproveitadas por quem tem interesse no atendimento online:
1. A terapia online não requer deslocamento
Há pacientes que aproveitam o deslocamento de suas residências ou do trabalho até o consultório do psicólogo para reunir seus pensamentos antes da consulta. Outros, por outro lado, enxergam o deslocamento como um inconveniente.
Precisam encontrar tempo para o deslocamento de ida e volta e para a consulta, o que pode ser complicado para quem tem uma agenda apertada. Há, ainda, pacientes que não gostam de dirigir com frequência ou têm a mobilidade reduzida, então preferem fazer as consultas de casa.
2. A terapia online pode ser feita de qualquer lugar
As consultas online podem ser feitas de qualquer lugar do país e do mundo. É apenas necessário ter acesso à internet e um aparelho eletrônico em mãos.
Moradores de cidades pequenas podem ter dificuldade para encontrar profissionais devido à falta de variedade de especializações ou a quantidade limitada. As plataformas de terapia online os ajudam a encontrar profissionais disponíveis.
Da mesma forma, pacientes que moram em outros países podem não se sentir confortáveis ao buscar atendimento com profissionais estrangeiros. O atendimento online possibilita realizar consultas com psicólogos brasileiros.
3. A terapia online facilita encontrar profissionais
É mais fácil encontrar psicólogos com experiência no tratamento de condições específicas, como transtorno de bipolaridade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou distúrbios alimentares, na internet.
Pacientes que buscam abordagens psicológicas específicas, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), terapia humanista ou terapia positiva, também têm acesso à um repertório maior de profissionais no mundo virtual.
É igualmente mais fácil encontrar profissionais que compreendem e aceitam os valores, filosofias de vida, sexualidade, religiosidade e origem dos pacientes. Deste modo, eles se sentem mais confortáveis para abordar desafios relacionados a esses fatores durante as consultas.
4. A terapia online é uma maneira de escapar de estigmas
Algumas comunidades ainda julgam a terapia como “desnecessária” ou “coisa de pessoas loucas”. O julgamento e o estigma acerca do atendimento psicológico pode afastar pessoas interessadas em fazer terapia dos consultórios locais. Na internet, é mais fácil evitar esses preconceitos.
É claro que não podemos viver a nossa vida fugindo de situações desagradáveis. O enfrentamento do que temos medo ou do que nos traz desconforto é necessário para o nosso crescimento.
Entretanto, para quem quer começar a terapia e ainda não consegue digerir bem críticas e comentários ruins, a confidencialidade da terapia online pode ser vantajosa até o paciente desenvolver a sua autoconfiança.
5. A terapia online é mais barata
A terapia online costuma ser uma forma de atendimento mais barata do que a terapia presencial. Como o psicólogo que atende online não tem as mesmas despesas que o profissional que atende em um escritório, encontrar valores em conformidade com múltiplos orçamentos é outra vantagem.
Quando procurar a terapia online?
Você pode procurar a terapia online quando quiser! É comum que as pessoas decidam fazer terapia quando estão sobrecarregadas de problemas ou com sintomas avançados de condições de saúde mental. Entretanto, você pode tomar essa decisão antes que a sua situação adquira proporções graves.
Comece a sua busca por atendimento online com paciência e cautela. Além do atendimento em si, a afinidade e o conforto com o psicólogo durante as consultas são essenciais para que você aproveite a terapia. Então, analise bem as suas possibilidades antes de decidir.
Alguns fatores a levar em consideração durante a busca por profissionais são:
- Formação em psicologia;
- Método de trabalho;
- Abordagem psicológica (terapia cognitivo-comportamental, terapia humanista, terapia comportamental, etc);
- Especializações pertinentes (condições de saúde mental, vícios, terapia de casal, etc);
- Experiência com casos semelhantes;
- Disponibilidade; e
- Forma de pagamento das consultas.
Atualmente, existem várias opções de plataformas e aplicativos especializados em terapia online. Eles oferecem comodidades únicas, como possibilidade de trocar mensagens com o psicólogo em múltiplos horários e testes para selecionar o profissional ideal para o perfil do paciente.
Ao selecionar uma empresa, certifique-se de conhecer todas as condições do atendimento online e os recursos disponíveis para facilitar a sua experiência.
Psicólogos que atendem presencialmente também podem atender online. Alguns profissionais preferem trabalhar com esse modelo híbrido para acomodar perfis diferentes de pacientes. Se você se interessar por um psicólogo com consultório na sua cidade, mas quer fazer terapia online, pergunte a ele se existe essa possibilidade.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais na região da Vila Olímpia em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
O que é psicanálise?
Você já parou para refletir sobre o porquê de você tomar certas atitudes ou falar certas coisas sem pensar? Ou por que segue uma determinada linha de pensamento em [...]Por que temos resistência à mudança?
A resistência à mudança é algo comum, porém, é importante reconhecer quando a mudar é necessária para o crescimento pessoal ou profissional e estar aberto a ela. A capacidade [...]Como controlar a impulsividade?
A impulsividade é um traço de personalidade caracterizado pela tendência a agir com pouca consideração às consequências, pensamento ou planejamento prévio. Desse modo, pessoas impulsivas frequentemente agem movidas por [...]
Autor: psicologa Andreia Crocco Santos - CRP 06/146707Formação: Pós-graduada em Psicanálise e os Desafios da Contemporaneidade. Pós-graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e atenção psicossocial. Atendimento Psicoterápico Clínico de casal e individual de adolescentes, adultos e idosos sob orientação psicanalítica e psicoterapia psicodinâmica