Espero que você esteja gostando do nosso site. Se você quiser, conheça as psicólogas que atendem na Vila Olímpia presencialmente e também online por videochamada. Autor: Andreia Crocco Santos - Psicólogo CRP 06/146707
A carreira é uma parte importante da vida de muitas pessoas, principalmente de quem tem grandes ambições para a sua vida profissional. Profissionais dedicam muito tempo à idealização do futuro desejado: crescer dentro da empresa, adquirir conhecimento para multiplicar oportunidades, trabalhar com o que se ama, iniciar um negócio próprio, entre outros.
O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, exigindo mais dos profissionais. Habilidades socioemocionais, constante aquisição de conhecimento, inteligência emocional e diversidade de vivências são requisitos que antes não eram considerados tão importantes na seleção de candidatos para uma vaga. Hoje, contudo, eles são procurados pelas empresas.
A quantidade de requerimentos que os profissionais precisam responder para terem a carreira profissional dos seus sonhos pode causar confusão e estagnação. Quem encontra dificuldade para navegar os desafios da carreira ainda pode cair na armadilha da comparação.
A verdade é que nunca saberemos como resolver todos os problemas associados à vida profissional logo de cara, afirmam psicólogos. Precisamos de tempo para estudar as situações e criar estratégias para gerenciá-las. É por essa razão que a terapia pode ser muito útil para profissionais, independente do campo de atuação e dos anos de experiência.
Problemas comuns relacionados à vida profissional
A vida profissional desperta muitos sentimentos e sensações positivas, como autorrealização, orgulho de um trabalho bem-feito e motivação para prosseguir. Quando tudo corre conforme os nossos planos, é um prazer sair de casa para se deslocar ao escritório ou iniciar cada dia de trabalho no home office.
Quando temos problemas, por outro lado, só de pensar em trabalhar gera angústia e insatisfação. E, não são apenas questões associadas a outras pessoas, como chefes e colegas de trabalho, que causam desconforto emocional. Os impasses associados à vida profissional são diversos, conforme visto abaixo:
- Tédio;
- Insatisfação com a carreira escolhida;
- Pressão da família, cônjuge ou amigos para iniciar determinada carreira;
- Conflitos interpessoais;
- Falta de autoconfiança;
- Dificuldade para tomar decisões;
- Chefes abusivos, prepotentes ou narcisistas;
- Colegas de trabalho difíceis de lidar;
- Acúmulo de funções;
- Desrespeito com a vida pessoal dos profissionais;
- Estresse prologando, levando ao esgotamento ocupacional;
- Ambiente de trabalho opressivo, corrido ou estressante;
- Falta de acesso aos recursos necessários para executar o trabalho;
- Medo do fracasso; e
- Medo do sucesso.
Esses problemas podem não parecer problemas à primeira vista. Grande parte das pessoas os ignora e se força a seguir adiante mesmo quando estão estressadas, irritadas, desanimadas ou insatisfeitas.
Os anos passam e o descontentamento com a vida profissional cresce, podendo desencadear condições de saúde mental graves, como depressão, síndrome de burnout e ansiedade.
Os reflexos da deterioração da saúde mental também começam a ser percebidos no corpo. Doenças psicossomáticas impossibilitam profissionais de trabalharem e, ainda, podem ter impacto na sua qualidade de vida e longevidade.
Como a terapia pode ajudar a subir na carreira?
A terapia pode ajudar profissionais a subirem na carreira, seguindo o trajeto idealizado por eles no início da vida profissional ou as mudanças feitas ao longo da sua trajetória no mercado de trabalho.
Na verdade, qualquer incômodo do paciente pode ser discutido na terapia. Não existe uma pauta definida e os assuntos podem ser debatidos conforme o paciente desejar. A carreira costuma ser um tema recorrente no atendimento psicológico por ser uma área importante da vida das pessoas.
A terapia pode ajudar a subir na carreira das seguintes maneiras:
1. Você terá mais facilidade para navegar pelo ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho pode ser uma fonte de grande estresse. Colegas de trabalho indispostos a ajudar, chefes opressivos, ritmo de trabalho demasiadamente corrido e desrespeito às normas de convivência são alguns dos obstáculos com os quais os profissionais precisam conviver dia após dia.
Um dos benefícios da terapia é aprender a observar todas as particularidades das situações a fim de chegar à uma conclusão sem grande envolvimento emocional. Dessa maneira, profissionais conseguem tomar decisões com base não apenas no que é melhor para eles, como também para todos os envolvidos.
Essa habilidade é uma das muitas competências adquiridas com o desenvolvimento da inteligência emocional. Essa soft skill, ou habilidade socioemocional, nos ajuda a transitar pelas experiências de vida com mais confiança, além de ser um fator atraente para as empresas.
2. Você conseguirá se comunicar melhor
Muitos conflitos e erros no trabalho decorrem da falta de comunicação eficiente. Pessoas que têm dificuldade para se expressar com clareza compreendem o que está acontecendo, mas não conseguem colocar as suas dúvidas e sentimentos em palavras. Assim, são silenciadas por quem tem facilidade para se comunicar.
Se esse é o seu caso, saiba que você pode desenvolver as suas habilidades sociais e aprender a se comunicar com assertividade na terapia.
A vergonha, o medo do julgamento ou da rejeição e a falta de costume com situações sociais costumam estar por trás da dificuldade de comunicação de grande parte dos profissionais. Esses sentimentos que derivam da insegurança podem ser analisados junto do psicólogo e, eventualmente, os profissionais aprendem a desenvolver estratégias para administrá-los.
3. Você terá mais sabedoria para lidar com as pessoas
As pessoas estão no centro de praticamente tudo o que fazemos no trabalho. Quando não são colegas de trabalho, supervisores e chefes, são clientes e parceiros de negócios. Então, precisamos saber como lidar com elas. Para isso, você precisa ter conhecimento das seguintes questões:
- Que papel você desempenha na dinâmica social da sua equipe de trabalho?
- Quais papéis causam mais estresse e quais são mais agradáveis?
- Quais comportamentos alheios são gatilhos para o estresse e insatisfação?
- Quais comportamentos alheios fazem com que você se sinta acolhido?
À medida que você obtém as respostas para essas perguntas, consegue ter uma visão mais clara do seu papel e o papel dos outros no ambiente profissional. Além disso, sabe quais atitudes deve evitar e quais provocações deve ignorar para conseguir concluir seu trabalho.
A terapia é uma fonte de autoconhecimento. Quando você adquire conhecimento sobre si mesmo, automaticamente fica mais fácil interagir com os outros. Isso acontece porque você passa a deixar de depender da validação de terceiros, bem como adquire mais confiança para tomar decisões proveitosas para você.
4. Você saberá resolver problemas sem estresse
Devido à quantidade de possíveis imprevistos que podem surgir durante uma semana de trabalho, é ideal estar preparado para responder adequadamente ao aumento do estresse. Há uma série de coisas que você pode fazer para combatê-lo, como praticar meditação, fazer uma caminhada na hora do almoço ou não levar problemas do trabalho para casa.
Entretanto, sabemos que a correria do dia a dia muitas vezes causa o esquecimento do autocuidado. Profissionais deixam de prestar atenção nas suas necessidades para focar somente nas obrigações que lhe esperam no trabalho.
A terapia também pode ajudar nisso!
Pessoas terapeutizadas têm mais facilidade para resolver problemas sem estimular a produção do cortisol, ou conseguem passar pela adversidade sem se deixar abalar. Não podemos escapar totalmente dos problemas uma vez que são necessários para o nosso crescimento. Logo, faz sentido buscar aprender a solucioná-los com sabedoria e tranquilidade, não é?
5. Você otimizará a sua produtividade
Quando você sabe quem é e o que quer, consegue dedicar mais tempo aos seus objetivos pessoais, relacionamentos, planos de vida e habilidades. É dessa maneira que a terapia ajuda profissionais a otimizarem a sua produtividade.
Além de falar sobre conflitos externos, pacientes podem abordar questões pessoais que afetam a sua performance profissional, como dificuldade para se organizar e se concentrar nas tarefas, na terapia.
A improdutividade também pode estar ligada à conflitos emocionais complexos, como medo de ser rejeitado ou perfeccionismo excessivo. Profissionais tendem a ter dificuldade para identificá-las e desenvolver métodos para lidar com elas. Por essa razão, a terapia é recomendada.
6. Você estará em concordância com seus objetivos
A nossa vida profissional raramente é linear. Pelo contrário, é marcada por mudanças, seja de objetivos, de empresa e de carreira. Essas mudanças no plano de carreira podem levar às pessoas para caminhos completamente distintos dos idealizados no início da vida profissional.
Quando motivada por terceiros, como familiares, cônjuges e mentores, essas mudanças costumam trazer insatisfação. Ela pode não ser sentida na hora, mas, com o passar dos anos, o profissional fica cada vez mais descontente com a sua vida.
A terapia promove a tomada de decisão consciente, ou seja, com base nas ambições, nas personalidades e no que será mais proveitoso a longo prazo para os profissionais. Deste modo, você consegue estar sempre alinhado com o que realmente quer.
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Autor: psicologa Andreia Crocco Santos - CRP 06/146707Formação: Pós-graduada em Psicanálise e os Desafios da Contemporaneidade. Pós-graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e atenção psicossocial. Atendimento Psicoterápico Clínico de casal e individual de adolescentes, adultos e idosos sob orientação psicanalítica e psicoterapia psicodinâmica