Espero que você esteja gostando do nosso site. Se você quiser, conheça as psicólogas que atendem na Vila Olímpia presencialmente e também online por videochamada. Autor: Andreia Crocco Santos - Psicólogo CRP 06/146707
A terapia online transformou a maneira de psicólogos atenderem pacientes. Essa forma de atendimento ganhou popularidade no Brasil durante a pandemia de coronavírus, entre 2020 e 2021, quando a maioria das pessoas não podia sair de casa.
Desde então, muitas pessoas se tornaram adeptas desse tipo de terapia devido à praticidade e eficiência proporcionadas por ela. Neste post, esclarecemos as maiores dúvidas das pessoas em relação à terapia online.
O que é terapia online?
A terapia online é uma modalidade de atendimento psicoterapêutico feita por meio de videochamada. Para realizar as sessões, é necessário somente ter acesso à internet e um aparelho capaz de fazer ligações de vídeo, como notebook, computador ou celular.
A única diferente entre a terapia online e presencial é o formato. O conteúdo da terapia é o mesmo. Mesmo em abordagens psicológicas em que é preciso efetuar algumas atividades durante a consulta, como desenhar ou escrever, é possível fazer isso à distância.
Qualquer psicólogo que possui uma plataforma própria registrada no conselho de psicologia pode atender pacientes online. Psicólogos vinculados a plataformas registradas também podem realizar consultas à distância.
As sessões online também podem ser realizadas com vários programas de videoconferência, como Google Meet, Zoom, Skype e até WhatsApp. Algumas plataformas de terapia online oferecem um espaço próprio, dentro do próprio site, para o atendimento, enquanto outras utilizam algum dos softwares mencionados anteriormente.
É seguro fazer terapia online?
Uma das maiores preocupações de pacientes de terapia online é a segurança. As minhas conversas ou dados pessoais podem ser vazados na internet? Quem não tem muita familiaridade com a internet e as novas tecnologias pode se sentir ainda mais inseguro para experimentar essa modalidade de terapia.
Para que o psicólogo consiga atender nesta modalidade, precisa seguir alguns critérios específicos de segurança, determinados pelo Conselho Federal de Psicologia. Por exemplo, cada encontro deve acontecer em uma nova sala virtual. Sendo assim, não há registros de atendimentos anteriores em uma única sala.
Pessoas interessadas em terapia também são orientadas a verificar se a plataforma de atendimento online trabalha com profissionais registrados no conselho de psicologia e se as formas de atendimento disponíveis são seguras. Por exemplo, se o site disponibiliza um programa de videochamada diferente dos tradicionais, faça uma pesquisa sobre ele para averiguar a sua autenticidade.
Como são as consultas de terapia online?
Como dito, a única diferença entre a terapia presencial e terapia online é o formato. As consultas são conduzidas da mesma maneira. O psicólogo e o paciente ‘conversam’ sobre os assuntos que incomodam o paciente em um encontro virtual de 45 a 60 minutos na plataforma ou programa de videochamada selecionado.
A primeira sessão costuma ser voltada para a exposição do problema a ser tratado, seja esse um impasse pontual, uma condição de saúde mental ou um conflito de longa data, como baixa autoestima e falta de autoconfiança. Com base nessa primeira conversa, o profissional consegue traçar um plano de tratamento.
No caso de consultas de casais ou de grupos, os pacientes podem estar juntos durante as sessões ou participarem cada um de suas residências. Ter um dispositivo para cada pessoa, no entanto, costuma ser mais confortável.
Terapia online x Terapia presencial: vantagens
Você pode estar se perguntando “afinal, que tipo de terapia é a melhor?”. Responder essa pergunta não é tão simples assim. Cada modalidade de atendimento proporciona os seus próprios benefícios.
Terapia online
A terapia online, por exemplo, tem a vantagem de ser mais barata que a terapia presencial, uma vez que o profissional não possui os mesmos gastos que teria com o atendimento no escritório. Ela também é mais prática, podendo ser feita em horários de maior flexibilidade e em qualquer lugar, seja no Brasil ou no exterior. Basta ter acesso à internet.
Outra facilidade é o conforto.
O paciente pode fazer a terapia do cômodo da sua casa onde se sente mais confortável ou até no horário de almoço do expediente. Dessa forma, ele não precisa encarar o trânsito. Para quem mora em cidades grandes, a terapia online poupa tempo e, ainda, reduz o estresse de dirigir em um ambiente movimentado.
Quem mora em cidades pequenas também se beneficia com esse tipo de terapia. Pode ser difícil encontrar psicólogos em municípios menores, principalmente quando se precisa de atendimento especializado, como, por exemplo, para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Terapia presencial
Em comparação, a terapia presencial traz um contato mais próximo com o profissional e, para algumas pessoas, essa interação é mais aconchegante do que o conforto proporcionado pela terapia feita em casa. Ela também representa maior segurança porque não há possibilidade de vazamento de informações pessoais.
O ambiente convidativo do escritório, a ausência de novas tecnologias e o atendimento cara a cara, sem o intermédio de uma tela, são a preferência de alguns pacientes. De fato, falar sobre assuntos difíceis pode ser mais fácil quando se tem o psicólogo perto do que pela internet.
No caso das crianças, a terapia presencial pode ser mais confortável para os pequenos, que podem brincar no consultório do psicólogo à vontade.
Terapia online x Terapia presencial: desvantagens
E as desvantagens de cada forma de atendimento? Quais são?
Terapia online
Para muitos, a terapia online é um tanto impessoal, o que cria um distanciamento entre o psicólogo e paciente. Quem não está acostumado a interagir com a tecnologia com frequência também pode se sentir pouco à vontade durante as sessões. Ainda que uma pessoa fique grudada no celular o dia todo, pode não conseguir usar programas de videochamada com a mesma facilidade.
As falhas na tecnologia, como conexão ruim ou aparelhos obsoletos, também podem atrapalhar o andamento das consultas.
Terapia presencial
As maiores desvantagens da terapia presencial, aos olhos dos pacientes, são o deslocamento e a quebra abrupta da rotina. Não é apenas o tempo da consulta que conta neste fator, mas, também, o tempo para ir e voltar do escritório. Algumas pessoas não gostam da longa pausa nos afazeres diários, pois demora mais para retomar o ritmo outra vez depois da sessão.
Da mesma forma, pessoas com mobilidade reduzida podem desgostar da necessidade de deslocamento, principalmente quando são feitas várias consultas durante a semana.
Então, qual é o melhor?
Sentir-se à vontade com o formato da terapia é fundamental para o sucesso do tratamento. Como ambas as modalidades de atendimento são eficientes, cabe ao paciente decidir com qual ele se identifica mais. Algumas pessoas têm mais familiaridade com a tecnologia em razão do trabalho e idade. Logo, preferem a praticidade do ambiente online. Já outras gostam do formato tradicional. Então, no fim das contas, a escolha depende muito da preferência individual de cada paciente.
Quando procurar a terapia online?
Se você quer começar a fazer terapia, saiba que não existe um momento exato para começar o seu processo psicoterapêutico. Você pode procurar a terapia online assim que sentir necessidade de conversar com um profissional sobre seus problemas ou investigar o estado da sua saúde mental.
Entre os fatores que costumam levar as pessoas até à terapia são:
- Demissão;
- Desânimo;
- Excesso de trabalho;
- Problemas familiares;
- Separação;
- Dificuldade para cuidar dos filhos;
- Ansiedade;
- Crises de choro frequentes;
- Falta de perspectiva de vida;
- Depressão;
- Vontade de se autoconhecer; e
- Após viver situações estressantes ou traumáticas.
Em alguns casos, para o melhor aproveitamento da terapia, pode ser necessário consultar um psicólogo experiente e com formações em uma condição específica, como, por exemplo, o transtorno de personalidade borderline. Para isso, o paciente deve fazer uma pesquisa mais minuciosa pelos perfis dos psicólogos.
Quanto tempo demora para terapia começar a fazer efeito?
Outro debate comum entre quem tem interesse em fazer terapia é quanto tempo leva para os efeitos começarem a ser notados. Esta questão é igualmente complexa, dado que cada pessoa reponde de uma forma ao atendimento psicoterapêutico.
Algumas pessoas conseguem trabalhar os seus conflitos internos, traumas e impasses mais rapidamente do que outras. Várias questões podem explicar essa diferença entre os pacientes: personalidade, impacto do acontecimento na sua vida, vontade de mudar, autoconfiança, conexão com seus sentimentos, entre outros.
A pessoa aberta a falar sobre seus problemas, avaliar os seus próprios sentimentos e compreender os seus padrões de comportamento tendem a notar os efeitos da terapia mais rapidamente. Já pessoas que levam mais tempo para fazer mudanças em suas vidas precisam de um número maior de encontros com o psicólogo, seja online ou presencialmente.
Então, a duração do tratamento psicoterapêutico varia conforme o quadro psicológico de cada paciente.
Psicólogos para Saúde Mental
Conheça os psicólogos que atendem casos de Saúde Mental no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais na região da Vila Olímpia em São Paulo:
Quem leu esse artigo também se interessou por:
- Terapia de Casal: quando procurar?A terapia de casal pode ser uma alternativa valiosa para ajudar casais a resolverem problemas conjugais e a melhorarem a convivência.
- Depressão: o que é, sintomas e tratamentoA depressão é um dos transtornos mentais mais comuns ao redor, além de ser extremamente debilitante. Saiba tudo sobre a condição neste post!
- Ansiedade: o que é, sintomas e tratamentoA Ansiedade é um dos tópicos mais debatidos na atualidade quando o assunto é saúde mental. Conheça tudo sobre Ansiedade nesse artigo
Outros artigos com Tags semelhantes:
Como controlar a impulsividade?
A impulsividade é um traço de personalidade caracterizado pela tendência a agir com pouca consideração às consequências, pensamento ou planejamento prévio. Desse modo, pessoas impulsivas frequentemente agem movidas por [...]Por que temos resistência à mudança?
A resistência à mudança é algo comum, porém, é importante reconhecer quando a mudar é necessária para o crescimento pessoal ou profissional e estar aberto a ela. A capacidade [...]O que é psicanálise?
Você já parou para refletir sobre o porquê de você tomar certas atitudes ou falar certas coisas sem pensar? Ou por que segue uma determinada linha de pensamento em [...]
Autor: psicologa Andreia Crocco Santos - CRP 06/146707Formação: Pós-graduada em Psicanálise e os Desafios da Contemporaneidade. Pós-graduanda em Saúde Mental, Psicopatologia e atenção psicossocial. Atendimento Psicoterápico Clínico de casal e individual de adolescentes, adultos e idosos sob orientação psicanalítica e psicoterapia psicodinâmica